Doutrina Espirita

Tudo bom meus amigos. Estou iniciando meu blog para obter visibilidade nas minhas posições pessoais que acredito poder contribuir com muitos espíritas incautos ou "distraídos".
Vamos tentar repassar novas idéias quanto ao ato de "ser espírita", não como um jargão ou jogo de palavras vazias ao vento, mas como um conceito profundamente ético e renovador de consciências.
Ao longo de 25 anos de vivência dentro do nosso movimento espírita, pude entender melhor a vida, e isso pretendo compartilhar contigo que estás lendo nesse momento.
Um grande abraço e espero cooperar sempre com a melhor intenção que brota do meu coração.




domingo, 11 de dezembro de 2011

Felicidade Almejada

Felicidade, esta palavra é motivo de esforços e ao menos de metas hipotéticas pela maioria de nós. Mas será que realmente a buscamos, ou apenas camuflamos nossas atitudes?
Na realidade, deve-se primeiramente saber qual o caminho a ser trilhado para alcançá-la. E também onde está a felicidade? Será que ela habita alguma ilha paradisíaca do oceano pacífico em meio a palmeiras e praias belissimas?  Ou será que ela se encontra atrás de uma conta corrente polpuda que nos daria uma tranquilidade material em relação ao futuro?
Seja onde acharmos que ela se encontra, vamos buscar na fonte pura, naquele que a possui, qua a vivencia há milênios - Jesus. Ele nos disse que a felicidade não é deste mundo e que ela está no reino dos céus. Mas onde está o reino dos céus? Acima das nuvens ou na fonte da eterna juventude?
Está na nossa consciência, o reino dos céus não é um lugar, é um estado de ser, estado de consciência livre das mazelas que o mundo oprime a todos nós desde o momento de nosso nascimento até o momento de nossa morte. "Eu venci o mundo, deixo a minha paz e não a paz que o mundo pode dar."
Jesus afirmou isso porque para alcançar este estado de consciência libertária, deve-se cultuar uma palavra que a maioria de nós deixa bem longe - renúncia e muita disciplica.
Para ganharmos alguma coisa devemos antes de mais nada abrir a mão para depois receber. Mas a maioria de nós espera receber as dádivas da vida sem abrir a mão, ou sem mudança alguma. Pretendemos conquistar a excelcitude, a paz, a saúde, a harmonia, a coragem, etc, mas continuamos fazendo as mesmas coisas. Assim não dá, não funciona. Vamos lembrar de São Franciso de Assis que disso que é dando que se recebe, e assim estaremos no rumo dessa meta comum à todos nós que temos a esperança de dias melhores.
Libertar nossa mente condicionada, de velhas crenças, de preconceitos asfixiantes, de visões estreitas e sem originalidade, sermos autênticos, nos amarmos, nos perdoarmos, nos aceitando como somos, aceitando as diferenças. Tudo isso não é fácil de largar, porque estão como que incrustrados em nossas mentes condicionadas há séculos. Mas é necessário desmanchar a casa velha, transformar o homem velho no homem novo. Só assim chegaremos devagarinho nesse estado de ser, nesse reino dos céus que só os eleitos conseguem entrar. Comece hoje, agora.
Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário