Doutrina Espirita

Tudo bom meus amigos. Estou iniciando meu blog para obter visibilidade nas minhas posições pessoais que acredito poder contribuir com muitos espíritas incautos ou "distraídos".
Vamos tentar repassar novas idéias quanto ao ato de "ser espírita", não como um jargão ou jogo de palavras vazias ao vento, mas como um conceito profundamente ético e renovador de consciências.
Ao longo de 25 anos de vivência dentro do nosso movimento espírita, pude entender melhor a vida, e isso pretendo compartilhar contigo que estás lendo nesse momento.
Um grande abraço e espero cooperar sempre com a melhor intenção que brota do meu coração.




segunda-feira, 20 de junho de 2011

"Bem aventurados os pobres pelo espírito" - Jesus

Neste artigo gostaria de colocar meu entendimento desta bem aventurança - a primeira delas que Jesus proferiu depois de voltar do jejum no deserto.
A colocação "Bem aventurados os pobres de espírito" não é de acordo com a fala original de Jesus. Os pobres de espírito equivalem aos pobres de inteligência, aos pobres de conhecimentos, aos medíocres, aos cruéis, aos maus, etc. Ora, se fossem estes os "bem aventurados" o próprio Jesus estaria fora deste grupo. Não tem sentido algum e está em desacordo com a verdadeira mensagem do Cristo.
Bem aventurados pelo espírito significa todos aqueles que preferem as maravilhas do espírito em detrimento das coisas materiais ou exteriores. Preferir o reino interior ao reino exterior é identificar-se com o Reino de Deus, é ser bem aventurado pelo espírito. Em relação ao mundo material das ilusões, pois tudo é transitório na matéria, há aquele que possui e não é possuído e há aquele que possui e é possuído. Há também aquele que não possui e é possuído pelo que deseja. Portanto, ser rico não é pecado e ser pobre não é virtude. Ser bem aventurado pelo espírito é todo aquele que não é possuído, ou seja, pode até possuir, mas não é possuído pela materialidade.
Jesus colocou esta bem aventurança como a primeira de todas, por ser o apego aos bens materiais o maior entrave ou obstáculo do homem na Terra para chegar à sua evolução espiritual.
A parábola do jovem rico que queria seguir Jesus e o Mestre solicitou-lhe que vendesse tudo e depois voltasse e o seguisse, mostra que o jovem possuía e era possuído pelas riquezas materiais, por isso falhou.
A grande meta humana é primeiro saber possuir sem ser possuído, dar o devido valor ao Reino de Deus no coração e estabelecer sua meta de ascenção espiritual de forma crescente e consistente.
Pense nisto

Nenhum comentário:

Postar um comentário