Doutrina Espirita

Tudo bom meus amigos. Estou iniciando meu blog para obter visibilidade nas minhas posições pessoais que acredito poder contribuir com muitos espíritas incautos ou "distraídos".
Vamos tentar repassar novas idéias quanto ao ato de "ser espírita", não como um jargão ou jogo de palavras vazias ao vento, mas como um conceito profundamente ético e renovador de consciências.
Ao longo de 25 anos de vivência dentro do nosso movimento espírita, pude entender melhor a vida, e isso pretendo compartilhar contigo que estás lendo nesse momento.
Um grande abraço e espero cooperar sempre com a melhor intenção que brota do meu coração.




domingo, 26 de junho de 2011

"Bem aventurados os Puros de coração..." - Jesus

Vamos pensar. O que é ser puro de coração? O que significa a palavra pureza? A palavra "pureza" representa ausência de pecado, ou seja, ausência de culpa. Como ter a pureza de coração que representa a sede das dos sentimentos, que por sua vez representam o nível de evolução de cada espírito. Inclusive, será pelo coração que entraremos no Reino de Deus, pois os sentimentos puros são simbolizados pelo traje nupcial que Jesus citou na parábola das bodas e não pelo nível intelectual daquele convidado que estava sem os trajes nupciais.
Mas a pureza está além do desapego material citado na primeira bem-aventurança (Bom aventurados os pobres pelo espírito...). Para ser puro de coração, temos que nos despojarmos de nossa personalidade egóica queconstruímos ao longo dos milênios. Formamos nossa auto imagem superdimensionada para esconder nossa própria realidade espiritual. Fomos aprendendo a sermos que não éramos e assim termos uma sensação anestésica das culpas. É preciso despersonificar-se de si próprio sem perder nossa identidade cósmica e individual. Ser puro representa a total integração com Deus através de Jesus (caminho). Para isso é preciso afastar-se daquilo que nos faz pensar na primeira pessoa com interesse apenas na primeira pessoa. Jesus utilizou o verbo na primeira pessoa quando respondeu a Pilatos: "Meu Reino não é desse mundo...". Obviamente não foi com sentimento de posse ou com algum personalismo que o Mestre proferiu estas palavras. Foi com a verdade daquilo que Ele representa, ou seja, a majestade de ser o Espírito designado por Deus para nos conduzir ao Reino de Deus.
Vamos em direção à pureza de nossos corações, ressignificando nossas concepções ilusórias de tudo que seja egolátrico e impermanente.
Fomos criados para a felicidade e a perfeição, portanto depende apenas de nós, desde que estajamos dispostos a ter coragem de olharmos para dentro de nós mesmos sem medo e com humildade.
Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário