Doutrina Espirita

Tudo bom meus amigos. Estou iniciando meu blog para obter visibilidade nas minhas posições pessoais que acredito poder contribuir com muitos espíritas incautos ou "distraídos".
Vamos tentar repassar novas idéias quanto ao ato de "ser espírita", não como um jargão ou jogo de palavras vazias ao vento, mas como um conceito profundamente ético e renovador de consciências.
Ao longo de 25 anos de vivência dentro do nosso movimento espírita, pude entender melhor a vida, e isso pretendo compartilhar contigo que estás lendo nesse momento.
Um grande abraço e espero cooperar sempre com a melhor intenção que brota do meu coração.




segunda-feira, 15 de novembro de 2010

784. A Perversidade do homem...

A pergunta 784. "A perversidade do homem é bem grande e não parece marchar para trás em lugar de avançar, pelo menos do ponto de vista moral?"
R. "Enganas-te. Observa bem o conjunto e verás que compreende melhor o que é o mal, e que cada dia corrige os abusos. É preciso o excesso do mal para fazer compreender a necessidade do bem e das reformas."
A impressão que temos às vezes é de que estamos andando para trás, mas os espíritos nos dizem enfaticamente que estamos enganados. Tudo tem a sua proporção, e existem tipos de pessoas que mesmo olhando para cima tombam no abismo dos erros. Enganam-se achando que estão justificados dentro da própria natureza com o seu comportamento errôneo e pertinaz. Quando atingimos o patamar da consciência mínima do certo e do errado e temos convicção de que queremos ser felizes, torna-se injustificável o erro, embora não nos livremos dele de chofre.
Nossa responsabilidade é de procurar todos os meios e utilizar todas as nossas forças para corrigir o que temos errado. Lembremos que Jesus jamais justificou o abuso seja de quem quer que seja. Seja o teu falar sim sim ou não não. Isso significa a força que cada um possui dentro de si para se elevar perante o Pai e a si mesmo. Achar que podemos continuar errando porque ainda não chagamos ao limite máximo do erro é de uma covardia moral tamanha e mostra que o espírito ainda não quer a mudança.
Isto significa que seu sofrimento não tem um fim próximo, que ele sofre e faz sofrer, que ainda está fugindo de si mesmo e que um dia chegará cansado de sofrer ao errependimento.
Pense nisto.

3 comentários:

  1. REALMENTE, UMA GRANDE MAIORIA AINDA NÃO TEM O COMPROMETIMENTO DEVIDO PARA SUA TRANSFORMAÇÃO ÍNTIMA...
    UNS POR COVARDIA MORAL, UNS POR NÃO QUEREREM A MUDANÇA, UNS AINDA POR IGNORÂNCIA...
    MAS A LEI DE PROGRESSO É ARREBATADORA, ATROPELA OS QUE AINDA FICAM À MARGEM BUSCANDO AS ILUSÕES...

    ResponderExcluir
  2. Valeu Sandro. É isso mesmo. Mas acima de tudo devemos empregar TODOS os nossos esforços para superar nossas ilusões, tendências e desejos que não se coadunem com Jesus. Quem quer consegue e para isso temos o recurso da ajuda ao nosso próximo que possa nos auxiliar. Vamos em frente sempre deixando para trás as mágoas e negativismos para nos fixar sempre no positivo de cada um.

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI MUITO DESSA TUA INICIATIVA...É UMA FORMA DE ATINGIR UM PÚBLICO INTELECTUALIZADO E CARENTE DESSAS COLOCAÇÕES...

    ResponderExcluir